São Paulo / SP - sábado, 04 de maio de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

A consulta médica é um momento extremamanete importante na relação médico-paciente. É neste momento que o médico toma real conhecimento do que o paciente pode ter. Portanto, as informações devem ser o mais precisas possíveis.

Em Endocrinologia Pediátrica, frequentemente atendemos pacientes e familiares preocupados com a estatura. Se você levar à consulta uma curva de crescimento ou dados de crescimento, isto é, muitas vezes, mais valioso do que uma série de exames laboratoriais.

Se o problema é diabetes mellitus, por exemplo, é importante que se avalie corretamente o padrão alimentar do paciente, sua atividade física, seu esquema de administraão de insulina e como o paciente realiza sua monitorização glicêmica. Esses dados devem sempre ser levados à consulta médica.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão.
Atualmente, muitos dos pacientes já vêm com alguma literatura a respeito de sua doença, obtida muitas vezes na Internet. É importante que o paciente e os familiares se interessem pelo problema e essa "curiosidade" é compreensível. No entanto, não acredite em tudo que aparece na Internet. Não há filtro prévio para a maioria das informações e qualquer coisa pode ser escrita neste veículo poderoso de comunicação. Portanto, se você fica em dúvida em relação a algum assunto, não hesite em consultar seu médico.
Veja algumas dicas para uma boa consulta.

Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada. Se por algum motivo, você não poderá comparecer à consulta, não deixe de avisar. Outro paciente poderá ser agendado nesse horário.

Acompanhantes
Na consulta pediátrica, o acompanhante (usualmente a mãe) é de fundamental importância para a compreensão do que o paciente tem. Conforme a idade, as crianças não saberiam comunicar com precisão aquilo que sentem ou o que aflige a família. Nunca se constranja em acompanhar a criança ou mesmo o adolescente à consulta. 
No caso de adolescentes, nem sempre eles gostam de ser acompanhados. Isto também deve ser respeitado e, muitas vezes, no momento da consulta, para sentir-se mais à vontade, ele ou ela preferem ficar a sós com o médico. 

 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. Informações sobre condições de nascimento são sempre muito importantes e, em geral, no momento da consulta, o acompanhante não tem essa informação: peso e comprimento de nascimento, tipo de parto, evolução no berçário e assim por diante.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.
É comum os pacientes ligarem antes da consulta solicitando que o médico lhes forneça uma lista de exames para serem feitos. A razão é tentar "ganhar tempo " e já levar os exames prontos. Na verdade, isto não é possível, porque a indicação dos exames depende dos achados no exame clínico e na história. Não há uma listagem pré-preparada para ser solicitada ao paciente. Podemos dizer que cada paciente, fará um grupo de exames distinto de outro paciente. Portanto, querer ganhar tempo neste item significa perder tempo e dinheiro: muitos exames desnecessários serão pedidos e os realmente necessários podreão não ter sido solicitados. Vá primeiro à consulta e o médico lhe dará, ao término, uma listagem de exames que ele julga ajudarem a esclarecer o diagnóstico. Em algumas situações, nenhum exame será solititado. Uma consulta médica não é sinônimo nem de exames, nem de medicação. Tudo depende de cada caso.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.No entanto, não hesite em entrar em contacto sempre que você precisar. Afinal de contas, é mais seguro entrar em contacto e esclarecer a situação do que tomar uma conduta própria que poderá ser inadequada ao caso em questão.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.